Firefox 3.5

Firefox... o Firefox nunca foi o meu favorito, nem gosto muito dele original (aquela interface, estou a espera da versão 3.7, ou 4.0 que já se podem ver certas previsões, a interface limpa e agradável como no chrome... é a única coisa que falta ao browser... uma interface agradável!), detesto aquela original da versão 3... a da versão 2 ainda se "comia" mas esta... as setas de retroceder e avançar são horríveis, barra de marcadores mal posicionada, não havia de ter aquele menu em texto por cima (agora que vi o chrome não quero outra coisa)... um user inexperiente (não querendo com isto dizer que sou muito experiente) ou se mete a "fuçar" nas extensões por conta e risco ou fica com o browser normal (que na minha opinião não vale a pena)... Porem o Firefox sempre foi de não se ficar e copiou certas características de outros browsers, as abas originalmente do Opera, e varias outras coisas que não se vêm a olho nu... então com as extensões, permite aos usuários configurar o browser a gosto (e gostos não se discutem!), ate ai tudo bem... é uma boa forma de se fazer valer... mas qualquer utilizador que perceba de programação (digo eu) consegue fazer uma, e dai surgem extensões como FastDial (imitar speed dial do Opera), temas dos mais variados (recentemente alguns a imitar e muito bem o Google Chrome [nem tudo são flores, e sei que não devo "defender" o Chrome pois é extremamente parecida com a do Safari 4...]), SecureLoguin (uma tentativa, a meu ver falhada de imitar o Wand do Opera [não sei se falhada ou se ainda não é 100% compatível com a versão mais recente do FF]), mas também extensões novas e originas, acho que nunca antes vistas como SmartBookMarkBar (oculta o texto nos marcadores da barra de marcadores e mostra-o quando passamos o cursor), temas, extensões que ajudam a modificar e personalizar certos temas, extensões para bloquear publicidade (de facto da bastante jeito o ADDBlockPlus... só é pena ter que eliminar a pub "á mão" xD [mas é só a primeira vez, é como criar uma regra no antivirus ou firewall])... actualmente um "Mundo" de extensões para configurar o FF, podemos assim dizer que é um browser "1000 Caras", pois em cada PC que o instalamos, se usarmos extensões vai sempre ficar diferente, ou melhor, ou pior, ou simplesmente diferente (nem melhor nem piro), e quando nos fartamos do ver, podemos sempre ir ao site das extensões e procurar um tema que gostaríamos de usar...

O meu, actualmente está assim:
(clicar na imagem ou AQUI para ver maior)

Tem:
-Secure Login (não é exactamente o Wand... mas ajuda a esconder um pouco as pass [carregar duas vezes no espaço de username e ele abre a lista de users gravados])
-Private Browsing (gosto de privacidade... apesar do pc ser meu, as vezes deixo o meu irmão ou os meus pais ou outros mecher e tenho o cuidado de usar isto quando vou a sites mais "desconfiáveis" xD [O QUE FOI?? TAMBÉM NÃO SOU SANTO!!])
-Past'n'Go (gosto do colar e ir ou colar e pesquisar do chrome)
-ReOpen (abrir abas fechadas recentemente... como no chrome)
-Adblock Plus (não é que me importe muito... mas fica mais fácil e talvez ate mais rápido navegar sem Pub's...)
-SmoothWheel (tipo o smooth scroll do opera!!)
-Omnibox (apesar do que possam pensar, já estou habituado e da-me bastante jeito!)
-GooglePreview (da para ver imagens de paginas nas pesquisas google e yahoo... quase que não me serve para nada, só para experimentar)
-PersonalMenu (menu pessoal)
ETC... (loucura das extensões... as outras são só o tema e um glass e coisas relacionadas)

Entre algumas outras configurações feitas no painel de configs do browser e no "about:config" do mesmo (não vou enumerar)...

Comparações:
A comparar com:
-Google Chrome (versão Dev. mais recente)
-Opera (versão mais recente)

(as comparações são medidas a olho, ate porque pode variar de maquina para maquina.. só para se ter uma ideia...)

A abrir o programa:
Chrome abre notavelmente mais rápido seguido (quase equiparado) do Opera e depois o Firefox!
Navegação (e aqui é que ela impeça):
Todos os browser's se mostraram rápidos digamos assim... não há vencedor...)...

Só para concluir:

Apesar da minha "mania" (digamos assim) contra o browser, tenho de dar o braço a torcer (ou a mão á palmatoria como queiram) pois gosto dele como está e talvez o venha a usar no futuro (pelo menos ate o chrome ganhar as tão prometidas extensões xD), o browser é rápido (menos a abrir as vezes demora demasiado tempo para o meu gosto), personalizavel (como já vimos), seguro (acho eu) e... de certa maneira bom para qualquer tipo de utilizadores...

Desculpem a "seca" mas isto sim, é uma review (xD na brinca, é apenas a minha opinião)!

De qualquer maneira, não deixem de passar por cá e de comentar!

5 comentários:

sirBoris 4 de setembro de 2009 às 20:42  

excelente post...;)
no meu caso, a abrir o pograma o opera e o mais rapido, assim como na navegaçao...o firefox e um pouquinho mais lento em ambos os aspectos e o chrome acaba por ser o pior, de longe! mas isto, no meu pc...
dos tres o meu preferido e o opera, se bem que o tenha desinstalado para instalar o ff...

GOD of DARK 4 de setembro de 2009 às 22:16  

Eu por acaso ate estou a gostar da maneira que tenho o meu... ta agradável de usar e isto bem uma pessoa se habituando quase que não quer outra coisa... para não falar do grasemonkei, que usa scripts... ha uns porreiros para o the west xD fullscreen map e tal... ta mesmo brutal, muito melhor o jogo!!

CAVACASS 6 de setembro de 2009 às 06:18  

FF still here... é como já disse noutra entry.... FF não é Opera mas pode ser parecido...

aqui um "FireTune" e um "about:config" sobre alguns pontos... é claro que isso não é para todos...
ADDBLOCK+ = Melhor Addon.. e nunca precisei de apagar manualmente(na instalação do addon, selecionas a lista EASYLIST FR + USA e tens a pub quase toda eliminada).. neste momento até tenho a Skin base do FF 3.5.. mas no FF 3.0 tinha uma skin mais "dark", mas simples..

GOD of DARK 6 de setembro de 2009 às 13:37  

Obrigado pela dica do ADDBLOCKPLUS.. eu não me desenrascava a mão xD (então naqueles blogs de warez [warez NÃO é pirataria! é o simples compartilhamento de arquivos sem qualquer fim lucrativo.... ou pelo menos devia ser xD] que é so pub...) vou exprimentar agora...
tambem ja dei uma volta no "FireTune" e agora ja so falta ir a config (pus-me a instalar aqui merdas e tive de desinstalar e voltar a fazer tudo outra vez :S)... so ha uma coisa que não gosto... tal como no opera, o posicionamento da barra de marcadores esta feio... talvez fica-se melhor debaixo das abas (não ficava tão mal, visto que eu costumo ter aquilo organizado e nunca encho por completo a barra)... hei-de encontrar solução...

CAVACASS 6 de setembro de 2009 às 13:45  

o addblock+ com a dica tb não é 100% eficaz... mas garanto-te que os olhos agradecem..

Enviar um comentário

Seguidores